"DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE DESEJAMOS VER NO MUNDO".(Mahatma Gandhi)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Pré-Natal

O que é:
A assistencia Pré-Natal tem o objetivo de acompanhar gestantes, desde o primeiro trimestre da gravidez, com cuidados para um parto e recém-nascidos saudaveis.


Calendário de consultas:
Segundo o Ministério da Saúde, o número de consultas seria superior a seis e As consultas deverão ser mensais até a 28a semana e quinzenais entre 28 e 36 semanas.


Cuidados Pré-Natal:
Após a 12a semana é possível medir a altura do fundo uterino no abdome e a ausculta fetal é
possível nesse período com o sonar doppler.

Realização de Exames ( rotina pré-natal)

Orientações Nutricionais

Dieta hiperproteica, hipolipídica e hipoglicídica, com ingesta de 1 L de leite e seus derivados, carne, ovos, verduras cruas, frutas e evitar ingesta exagerada de sal.

O ácido fólico 4 mg é indicado um mês antes da gestção até o terceiro mês de gravidez.

A partir de 20 semanas é necessária a reposição de 60 mg de ferro elementar ao dia.

Ganho de Peso:
1 trimentre: 1 a 2 kg
2 e 3 trimestre: 300 a 500 g por semana, totalizando 12 kg durante toda a gestação.

Sintomas comuns nesse período:
náuseas, anemia, pirose (queima), ITU (infecção do trato urinário), lombalgia (dor nas costas), Edema de menmbros inferiores, Dispnéia (falta de ar) e outros.


" O pré-natal é investiga e previni complicações, cuidando da saúde da mãe e do bebê"

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Visita Domiciliar. Dia de Vacina - 2 parte



O tempo não para!

A tarde o sol aparece timidamente, dando lugar a chuva que logo faz riacho na porta de alguns moradores que se admiram com os "camaleões"( e a equipe de PSF que sai de casa em casa nesse momento se admira muito mais)...

Visita Domiciliar. PSF Zona Rural!




Cenário perfeito, dia ensolarado, cheiro de mato verde, muitas porteiras para abrir e vínculos a estabelecer... Assim começou o dia D de vacina contra a influença...

Hiperdia com atividade física em grupo!


Começar o dia falando sobre saúde é tão importante quanto realizar

atividades físicas para levantar o astral e prevenir complicações em
todas as fases da vida e principalmente no caso dos idosos...


O auto-cuidado faz parte desse agir em saúde
que busca discutir com os sujeitos a importancia do amor próprio, dispertando para a necesidade de introduzir práticas saudáveis em seu dia a dia.
Assim, pactuamos alguns pontos concretos a serem realizados durante o mês para que tenhamos sucesso neste acompanhamento.

terça-feira, 14 de abril de 2009

C e D
















O acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) da criança é um momento muito importante para conhecer as necessidades de cada criança e dialogar com as mães sobre o estado nutricional na relação peso/estatura/idade.
A consulta de Enfermagem e o C e D da criança é uma oportunidade de partilhar informações   sobre as condições físicas e comportamentais da criança em seu meio social.

PSF (Programa Saúde da Família)


O Programa Saúde da Família (PSF) é uma Estratégia da Atenção Básica que busca a reorientação das práticas de saúde, criando vínculos com a população e realizando prevenção de doenças e agravos, visando  sempre a promoção da saúde e o auto-cuidado da população. Abrange ações de Pré-Natal, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, bem como projetos de acompanhamento de jovens e idosos, entre outras ações desenvolvidas segundo as necessidades da área adstrita.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que é o SUS?


O Sistema Unico de Saude (SUS) é o plano de saúde de todos os brasileiros, embora o consumo excessivo dos planos privados, muitas vezes solicitando exames desnecessários, impliquem em filas enormes  na realização dos mesmos. Nem sempre é simples cumprir os princípios da integralidade, equidade e universalidade, que encontra-se a dispor dos 180 milhões de brasileiros.
Este Sistema baseia-se em uma estrutura organizada com diversos complexidades, abrange desde a atenção básica a atenção hospitalar. É Único em uma rede pública e constitui-se como uma rede "aberta" e em construção. A Saúde neste sentido precisa ser entendida de forma ampliada, embasada na integralidade. Percebemos que é preciso muito mais do que paciência histórica para ver os resultados do SUS, é necessário agir. 
"Assim, a luta pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um processo social e político  requer um ambiente democrático para a sua construção, cuja implantação tem nítido caráter de mudança cultural. Embasado a partir de uma dimensão ideológica, é alicerçado em uma concepção ampliada do cuidado em saúde do indivíduo, família e comunidade." (MENDES)