"DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE DESEJAMOS VER NO MUNDO".(Mahatma Gandhi)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por quê escolher ser Enfermeira?


Porque Enfermeiras estudam para exercer sua profissão com dignidade assim como outros profissionais. Porque esta profissão é necessária para a sociedade. Porque está embasada em princípios éticos que respeitam a vida humana...    

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Perfil da Enfermagem no Brasil


O QUE É O PERFIL DA ENFERMAGEM NO BRASIL?
Image
Uma pesquisa que busca conhecer a situação atual da enfermagem no  país, no recente contexto sócio-econômico e político brasileiro.
QUEM ESTÁ REALIZANDO A PESQUISA?
A FIOCRUZ, sob a responsabilidade do Núcleo de  Estudos e Pesquisas de  Recursos Humanos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Esta pesquisa é fruto de uma parceria entre o COFEN, a ABEn, a FNE, com o apoio do Ministério da Saúde e da OPAS.
OUTRAS INSTITUIÇÕES APOIAM A PESQUISA?
Sim. A pesquisa conta com o apoio do ObservaRH, da CNTSS, da CNTS, DA  ANATEN e do Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
COMO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA A PESQUISA?
Em 05 (cinco) etapas, inicialmente pela Região Norte. Na segunda etapa será contemplada a Região Nordeste, seguida da Região Sudeste, Sul e Centro Oeste.
QUEM PARTICIPA DA PESQUISA?
O universo é composto por  enfermeiras/os, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, somando cerca de 01 milhão e 400 mil trabalhadores.
TODO RESPONDERÃO AO QUESTIONÁRIO?
Não. Como o universo da pesquisa é muito grande, foi feita uma amostragem com profissionais selecionados aleatoriamente. A amostra representa todo o universo da pesquisa e foi elaborada contemplando variáveis como estado da federação, categoria profissional, sexo, idade e residência (capital ou interior). Cada profissional da amostra representa um conjunto de profissionais da equipe de enfermagem, daí a importância de todos os  selecionados responderem  e devolverem  o questionário.
COMO POSSO PARTICIPAR?
Se você foi selecionado na amostra, receberá o questionário na sua residência. O questionário vai acompanhado por um envelope resposta com porte pago, logo, você não terá despesas para remetê-lo para a coordenação nacional da pesquisa. Você também poderá optar por responder  ao questionário on-line, no site da  pesquisa na FIOCRUZ. Caso você não tenha sido selecionado na amostra, ainda assim poderá participar da pesquisa, divulgando-a e pedindo aos profissionais que trabalham junto a você e que foram selecionados, que respondam ao questionário o mais rápido possível.

Conhecer o Perfil da Enfermagem no Brasil, sob os aspectos da formação profissional, origem sócioeconômica, atualização técnico científica, qualidade e condições de trabalho, remuneração e participação sócio-política, é o primeiro passo na formulação de  políticas adequadas a esses trabalhadores tão fundamentais para o Sistema Único de Saúde.

Coordenação Geral da Pesquisa:
Maria Helena Machado
Ana Luiza Stiebler Vieira
E-mail: perfildaenfermagem@ensp.fiocruz.br
Coordenação Estadual da Pesquisa (Bahia)
Tânia Neves Bulcão
E-mail: perfildaenfermagem.ba@gmail.com