"DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE DESEJAMOS VER NO MUNDO".(Mahatma Gandhi)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Pré-Natal

O que é:
A assistencia Pré-Natal tem o objetivo de acompanhar gestantes, desde o primeiro trimestre da gravidez, com cuidados para um parto e recém-nascidos saudaveis.


Calendário de consultas:
Segundo o Ministério da Saúde, o número de consultas seria superior a seis e As consultas deverão ser mensais até a 28a semana e quinzenais entre 28 e 36 semanas.


Cuidados Pré-Natal:
Após a 12a semana é possível medir a altura do fundo uterino no abdome e a ausculta fetal é
possível nesse período com o sonar doppler.

Realização de Exames ( rotina pré-natal)

Orientações Nutricionais

Dieta hiperproteica, hipolipídica e hipoglicídica, com ingesta de 1 L de leite e seus derivados, carne, ovos, verduras cruas, frutas e evitar ingesta exagerada de sal.

O ácido fólico 4 mg é indicado um mês antes da gestção até o terceiro mês de gravidez.

A partir de 20 semanas é necessária a reposição de 60 mg de ferro elementar ao dia.

Ganho de Peso:
1 trimentre: 1 a 2 kg
2 e 3 trimestre: 300 a 500 g por semana, totalizando 12 kg durante toda a gestação.

Sintomas comuns nesse período:
náuseas, anemia, pirose (queima), ITU (infecção do trato urinário), lombalgia (dor nas costas), Edema de menmbros inferiores, Dispnéia (falta de ar) e outros.


" O pré-natal é investiga e previni complicações, cuidando da saúde da mãe e do bebê"

2 comentários:

Fátima do Rosário de O. Lima disse...

Durante os cuidados no pré-natal conversamos sobre as vantagens do aleitamento materno, pois o preparo para a amamentação começa quando a mulher ainda está grávida.

Banhos de sol nos mamilos 15 minutos por dia, antes das 10h da manhã e após as 14h são importantes para evitar rachaduras.

A amamentação fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê; contribui para a recuperação do peso normal e diminui o risco de hemorragia e ainda contribui para o aumento no intervalo entre gestações.

O leite materno é completo para o Bebê, não necessitando de complemento até os seis meses de idade; facilita a eliminação de meconio, diminui a icterícia, protege contra infecções e diminui risco de alergias.

É limpo, pronto e na temperatura adequada,diminui as interações e os custos, com a vantagem de ser gratuito.

É importante adequar a posição do bebê de modo que o mesmo consiga aboncanhar a região mamilo/aureolar, o que chamamos de "pega" para o sucesso da amamentação:

O posicionamento da criança deve ser orientado no sentido de garantir o alinhamento do corpo de forma a manter a barriga da criança junto ao corpo da mãe
e, assim, facilitar a coordenação da respiração, sucção e deglutição.

Crianças amamentadas apresentam um Crescimento e Desenvolvimento muito mais saudável e é incrível como se apresentam dessa maneira ao longo dos anos...

"Amamentar é mais que um ato de amor, é um cuidado precioso que fica registrado no livro da vida para sempre"

Fátima do Rosário de O. Lima disse...

Comemoramos entre os dias 01 a 7 de agosto o dia do aleitamento materno. Este assunto foi abordado hoje, 05/08, em roda de conversa com gestantes do povoado Santo Antônio, dispertando muito interesse e debate entre as participantes antes das consultas de Pré-Natal.