"DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE DESEJAMOS VER NO MUNDO".(Mahatma Gandhi)

sábado, 20 de junho de 2009

Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento da criança

Algumas mães questionam a estatura media no nascimento, quando relatamos que o esperado e de 50 cm ao nascer, aumentando cerca de 25 cm ao ano. Mas isso e relativo a genetica familiar, assim como o perimetro cefalico, que ao nascer varia entre de 34 a 36, aumentando para 44 cm no sexto mês, atingindo 47 aos doze meses. Realizamos a verificaçao dessas medidas mensalmente na consulta de C e D. Adianto que dessa forma temos a oportunidade de realizar a orientaçao devida em cada caso.
O peso medio do recem-nascido a termo e de 3,3 kg, mas as mães das crianças que não atingem esse peso ao nascer não precisam se desesperar, pois o peso da criança que mama dobra entre o quarto e quinto mes.
No grafico de peso esperamos que a criança atinja um aumento de
700g no primeiro trimestre,
600g no segundo,
500g no terceiro,
400g no quarto,
200g no segundo ano, considerando cada criança em sua individualidade e seu contexto de vida.

Um comentário:

Fátima do Rosário de O. Lima disse...

Percebemos a importancia das condiçoes pre-natal e condiçoes no nascimento durante a realizaçao do exame fisico neurologico, durante a coleta de dados de antecedentes pessoais na Historia da Doença Atual que deve ser investigada durante a admisão do paciente em um hospital, por exemplo.

As condições de desenvolvimento psicomotor também diz respeito ao modo de aleitamento da criança, se sugou no seiio ou mamadeira; em que época firmou a cabeça ( normal até 4 m); sentou (normal até 7 m); andou ( normal até 16 m), bem como se tomou as vacinas anti-poliomielite, sarampo, entre outras.

E essas informaçoes constam no cartão da criança quando a mesma tem um acompanhamento de C e D detalhado.

... algumas dessas informaçoes influenciam diretamente no diagnostico ou problema de saúde que é enfrentado pela pessoa, facilitando dessa forma a resoluçao dos problemas encontrados!