"DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE DESEJAMOS VER NO MUNDO".(Mahatma Gandhi)

sábado, 22 de outubro de 2016

Automedicação: uso irregular de medicamentos. Uma pesquisa de campo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em todo mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta. No Brasil, o Ministério da Saúde vem buscando constantemente estratégias para o uso racional de medicamentos.
Um levantamento feito pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), que entrevistou 1.480 pessoas de 12 capitais brasileiras afirmou que a automedicação é praticada por 76,4% dos brasileiros. Entre os que adotam essa prática, 32% têm o hábito de aumentar as doses de medicamentos prescritos por médicos com o objetivo de "potencializar os efeitos terapêuticos", o que também é considerado uma forma de automedicação.
Uma pesquisa sobre automedicação realizada na cidade de Parelhas, RN entrevistou 15 pessoas entre homens e mulheres com idades entre 16 e 68 anos. Este estudo foi realizado por alunos do curso de atendente de farmácia e operador de caixa; ministrado nesse município pela Faculdade de Ensino Profissionalizante (FEP), de Uberlândia – MG, em parceria com a Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho (EEMAR).
Como resultados desta pesquisa em nosso município, constatou-se que todos os entrevistados já fizeram uso de medicamento através de automedicação. Dentre os entrevistados; 46 % reutilizaram receitas antigas; sendo 40 % de receitas próprias e 6 % prescrição de outra pessoa. Todos relataram entender o que é automedicação, entretanto, 73 % afirmaram que a automedicação pode trazer algum dano a saúde e 27 % acham que não.
100 % dos participantes da pesquisa afirmaram que já fizeram uso de automedicação em caso de dor de cabeça, 93 % em caso de febre, resfriado ou gripe; 80 % usaram em caso de inflamação de garganta e 13 % devido dor de ouvido. Quando questionados sobre quais medicamentos utiliza com mais frequência; 26 % responderam anti-inflamatório, 93 % analgésico, 6 % antidepressivo.
Para concluir foi perguntado sobre a dependência de automedicação; 20% responderam que sim e 80 % não se consideram dependentes desta prática. No entanto, todos afirmaram repetir o mesmo medicamento no caso dos mesmos sintomas, 80 % relataram procurar ter os medicamentos utilizados sempre em casa; 20 % responderam que compram os mesmos medicamentos já utilizados por acreditarem que tem conhecimento suficiente para se automedicar.

Segundo dados coletados existe uma tendência para o consumo irregular de medicamentos apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exigir a retenção da segunda via da receita de algumas categorias de remédios. 

Autores :  Fátima do Rosário de Oliveira Lima 1; Maria Rita de LimaMaria Ailane de Souza2 Ilayne de Souza Oliveira2 Maria do Socorro do NascimentoAllan Eduardo dos Santos Medeiros2 Yasmim Esteffani Santos de Oliveira2 

1.       Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFBA. Professora do curso de Atendente de Farmácia e operador de caixa.
2.       Alunos da primeira turma do Curso de atendente de farmácia e operador de caixa em Parelhas, RN

Nenhum comentário: